domingo, junho 10, 2007

The World is Lost?



Durante muito tempo eu ouvi todo o mundo falando em Lost. Pra cá e pra lá, tudo era Lost.

Mas eu estava resoluto, não iria assistir nada antes de terminar a série. Sim, primeiro porque se todo o mundo comentasse que o final foi uma porcaria, talvez não valesse a pena gastar as muitas horas em claro. Segundo porque se todo o mundo falasse bem, daria pra assistir tudo de uma vez, bastaria comprar os DVDs.

Tão misterioscamente quanto à ilha, ganhei a primeira temporada de aniversário. Devorada em menos de uma semana, comprei a segunda no submarino (porque não tinha na fnac). Chegou hoje e quatro episódios já foram assistidos.

Mesmo com o ritmo frenético, sei que estou bem atrás de todo o mundo. E assim como todo o mundo tempos atrás, estou fazendo pesquisas e descobrindo coisas "ocultas". Mas de tudo o que eu descobri, o que mais me surpreendeu não aconteceu na ilha ou com os integrantes do vôo 815... Aconteceu com a pessoa que descobriu o Lost!

Todo o mundo sabe (ou deveria saber) que ousadia e a inovação têm um preço. Todo o mundo sabe como os gênios são incompreendidos. Que pessoas erradas muitas vezes ocupam cargos errados e isso explica o nível atual dos programas televisivos, dos comerciais, da arte e da cultura.

O que nem todo o mundo deve saber é que o CEO da ABC, que "descobriu" o Lost e insistiu que ele fosse feito, que lutou pelo que ele achou que tinha os ingredientes para ser o "the next best thing", acabou sendo demitido justamente por ter feito isso... Antes mesmo da veiculação do episódio piloto.

"É perda de tempo, isso não tem a menor chance de dar certo" foi o que supostamente disse o chairman da Disney na ocasião. Não poderia estar mais errado. Maior sucesso de audiência e premiação do milênio. Um dos melhores storylines que eu já vi, com muitos personagens protagonistas, mas nenhum principal e insubstituível. Muitos mistérios. Muitos detalhes. Mas nada passa em branco ou fica sem resposta. Eletrizante, viciante. Mas não para o chairman da Disney e companhia. Se dependesse deles, Lost teria ficado perdido em uma gaveta.

Esse tipo de coisa é o que causa a falta de criatividade e ousadia? Ou seria a falta de atitude para mostrar visão e genialidade deixe tudo com cara de "mais ou menos"? Seja como for, acredito que estamos todos Lost.

Nenhum comentário: