terça-feira, setembro 25, 2007

Bruno Divetta

Pra quem não ouviu falar, Bruno Divetta é um novo murmurinho no YouTube. Ex-modelo, ele diz que vive da propaganda há 7 anos, sendo os últimos 5 em criação.

Muitos têm comentado sobre ele. Afinal, do que se trataria esse vídeo?

Pra mim só há 3 possibilidades aceitáveis:

1. a teoria da Robi de que ele é um sem-noção que fez um vídeo VPP. O que realmente é possível, até porque eu conheço gente que faria esse tipo de coisa e ainda por cima acharia o máximo, que está revolucionando e tudo mais. Nesse caso, não seria o primeiro CV audiovisualviral. Alguém aqui lembra do francês que cantava uma paródia de música enquanto falava sobre si ou do canadense programador de flash cujo cabelo crescia conforme ele falava de seus skills e, afo final, espirrava e o cabelo voltava ao normal?

2. a teoria de que se trata de um pequeno empresário ególatra dono uma agência pequena, que em parceria com um amigo, resolveu, de fato, criar um novo produto (que, na verdade, seria um serviço) e está divulgando ele próprio como "sampling". Além de não ser algo tão original, é muito feio ele ficar falando em nome próprio quando existe toda uma estrutura contratada e treinada por ele que sequer é citada nos créditos.

3. a teoria de que se trata de um vídeo criativo para divulgar uma série youtubiana - nos moldes de lonelygirl15 - em que os "clientes" são os personagens e ele seria o protagonista. O único problema, nesse caso, é que a construção da personagem foi feita por alguém de fora da área ou de muito dentro dela. Porque só alguém de fora pra achar que uma só pessoa pode ser ao mesmo tempo diretor/dono de agência, atendimento, planejamento de branding, planejamento de promoção, designer, diretor de arte de propaganda. Ou só alguém muito de dentro pra entender tudo isso e querer condensar em um único personagem faz-tudo. Não que não exista gente assim, mas gente assim jamais seria boa o suficiente para protagonizar uma história. Um protagonista mediano em muita coisa gera uma história medíocre. Ele precisaria ter algo muito bom, algo em que ele se destacasse, em que ele fosse um grande expert... Mas se nem no vídeo-CV isso fica claro, quem dirá na série inteira. E, se a idéia for "inovação", vale o comentário do item 1.

Ná curiosidade, não tentem desvendar mandando e-mail para ele. Apesar de multi-task, já sabemos de algo que o Bruno certamente não é: redator.

Nenhum comentário: