segunda-feira, janeiro 01, 2007

2007, uma redação de tema livre.


Eu fui um dos privilegiados que foram ao Guarujá no sábado de manhã e voltaram hoje - dia primeiro - pegando menos de uma hora de estrada na ida e na volta. Um pouco de sorte, um pouco de escolhas acertadas. Mas seria ainda mais privilegiado se pudesse ter ido duas semanas antes e voltar daqui a duas semanas. Ou mais privilegiado ainda se tivesse ido pra Côte d'Azur antes de novembro e só voltasse depois do carnaval ou então do Festival de Cannes. Mas, enfim, esse ainda não é o caso.

Começo de ano lembra muitas coisas, entre elas a volta às aulas e a famigerada "redação das férias". Não sei se as escolas continuam com essa metodologia arcaica, mas não me admiraria. Afinal, grande parte das pessoas que eu conheco tende a preferir que lhes seja dada um caminho, um objetivo, um tema.

Nunca entendi o porquê de as pessoas odiarem a "redação de tema livre". E um novo ano não deixa de ser mais um volume de uma coleção que compõe a trajetória da sua vida. São 365 páginas em branco, em que você pode escrever qualquer coisa. Boas ou ruins. É verdade que não depende só de você, há outras pessoas escrevendo junto. Mas a profundidade, a freqüência e intensidade com que elas escrevem quem dita é você.

Tanto que você pode virar um hermitão e ignorar o resto do mundo. Afinal, no fundo no fundo quem manda na sua vida é você. Se outra pessoa mandar é porque você - antes de tudo - deixou.

É justamente por isso que o início de ano (seja no calendário gregoriano ou em qualquer outro à sua escolha) é uma época perfeita para rever conceitos e partir para um novo ciclo. Basta ter objetivos definidos. Por exemplo, apesar de o foco do meu blog não ser sobre taxis, esse não deixa de ser um assunto abordado e, por isso, grande parte dos visitantes casuais caem aqui em busca de como conseguir um alvará. Eu sei como se faz e garanto que não é difícil. Se é esse o seu objetivo, vá atrás.

Até porque se você souber escolher o objetivo isso pode permitir que você passe passar o Réveillon em Côte d'Azur, o que deve ser bastante agradável.

Imagem: msteinas

2 comentários:

Bedran disse...

Provavelmente, por tudo o que escreveu, janeiro deve ser o mês onde mais blogs são montados! Em março já deve voltar ao número normal...

Fernando Palacios disse...

Acho que março é quando eles começam a ser abandonados... Ahaha